"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."
Voltaire

quarta-feira, 9 de junho de 2010

EVASÃO ESCOLAR:UM PROBLEMA CONJUNTURAL





















Os principais fatos que levam à evasão escolar são basicamente o trabalho prematuro,a falta de interesse e a estrutura educacional. São esses os pilares que levam a sociedade a decrescer.

O trabalho na adolescência é consequência dramática da condição social da família do jovem que acaba por largar a escola para contribuir para a renda familiar.

A falta de interesse também é um dos principais motivos. Para muitos os estudos são vistos como obrigação e não como uma forma de intelectualização,que serviria para um posterior emprego que o sustentaria durante sua vida. Os pais são a base para isso,são eles que devem incentivar a criança e o adolescente a estudar mostrando-lhes que o estudo não é algum "bicho de sete cabeças".

A estrutura da educação de uma forma geral é defasada. Pouco incentiva os jovens à leitura e à sua culturalização. Os professores mal são reconhecidos pelo poder governamental,o que os desanima para oferecer uma educação de boa qualidade,sem empregar a infraestrutura das escolas e a qualidade dos livros.

A iniciativa,claro,sempre parte do indivíduo. Mas,ele só prossegue se apresentarem para ele o caminho. Quem será que deve mostrar isso a ele com maior ênfase?

VÍDEO - O DESAFIO EM DAR AULA