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Não
é de hoje que se escutam reclamações do serviço oferecido pelas
principais prestadoras de telefonia e internet do país. Isso porque
com uma “banda larga” fajuta e com ligações cheias de
interferência, as empresas detentoras do mercado insistem em fazer
pouco caso de seus clientes cobrando caro pela sua ineficiência. Não
é pra menos, os órgãos reguladores vivem no standbay,
enquanto os mais prejudicados nessa situação parecem mais
conformados que revoltados. Se quisermos mudanças concretas reclamar
é a solução, uma vez que a telecomunicação se faz essencial
hoje.
Se
alguém nunca teve problemas no Brasil em sua conexão com a
internet, com cobranças indevidas, com ligações não completadas
ou mal sucedidas, quero lhe informar: você é um ser especial!
Especial porque qualquer usuário conectado à rede já passou raiva
navegando na Web ou
realizando chamadas interurbanas. Devido ao ínfimo investimento frente a
demanda que cresce anualmente mais de 10% segundo a Anatel, põe à
prova a real competência das operadoras que falseam
propagandas na mídia para angariar novos compradores.
No quesito enganação,
as quatro operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro competem entre si pra ver
quem ilude mais o consumidor. Uma das campeãs é a Claro. Com
promoções que validam e desvalidam a seu bel-prazer, induzem os
clientes com propagandas atrativas sem mencionar (claro) os rodapés
dos regulamentos. A Tim também não fica atrás, assim como a Vivo
também não... ligações com chiados, entrecortadas e que caem são
normais para essas empresas. São metas mensais a serem cumpridas.
Nunca se esquecendo, óbvio, de parecer barato. Algo que a Oi,
infelizmente, não consegue fazer. Por ser uma das que tem ampla
difusão dos serviços (telefone e internet), “salgueia” bem os
preços. Mas, também, não tem nada para acrescentar.
Brigar
nos call-centers das
operadoras por um direito que se paga – o produto – é uma
possibilidade, mas não a solução. Ninguém sabe como resolver o
seu problema ali. Ou, se sabem, dificultam o atendimento até o fim.
Tudo seria mais fácil com o apoio mais enfático dos órgãos de
defesa do consumidor. Eles, que após 14 anos de reinado das
prestadoras dominando o mercado resolveram, enfim, via Anatel (autarquia
federal), multá-las no fim de 2012. Além disso, tiveram de entregar
um Plano de Metas. O resultado dessa bronca da Anatel ainda vai
demorar pra ser visto.
Portanto,
os serviços de telecomunicações prestados por essas empresas, até
então, estão abaixo do satisfatório. E não é difícil de se
perceber o porquê: pouco investimento, pouca fiscalização e muita
tarifação. Daí as inúmeras reclamações pelos Procons. Se o
Governo não intervier de forma mais enérgica pelos meios
reguladores, eventos internacionais no Brasil terão dificuldades
durante a cobertura. Uma problemática que pode não pegar bem para o
país.
***ACESSE TAMBÉM
*RECLAMAO.COM (alerta a empresa com um requerimento feito pelo cliente > grátis)
*RECLAME AQUI (permite ver o histórico de reclamações das empresas na internet)
***VÍDEOS
*ANÕES EM CHAMA: ESTAREMOS FAZENDO O CANCELAMENTO
*OLHAR DIGITAL: INTERNET RUIM? NOVAS REGRAS PODEM MELHORAR
*JORNAL DA JUSTIÇA: INTERNET LENTA RENDE RESSARCIMENTO (19/09/12)